InformarSemDramatizar

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Informar sem Dramatizar
Mãos pintadas com cores, olhos e sorrisos

 

Programa desenhado pela RD-Portugal, destinado à divulgação das doenças raras, sem estigmas, nas Escolas portuguesas.

 

Alertar e sensibilizar as crianças e jovens para as especificidades relacionadas com as doenças raras e a deficiência. Queremos desconstruir mitos, ampliando o conhecimento que exista sobre o tema.

Objetivos do projeto

INFORMAR 

Através da:

 

Divulgação do projeto “Informar sem Dramatizar”.

Promoção da informação sobre as doenças raras, junto de crianças, adolescentes, famílias e comunidade escolar.

 

Comparação com as questões de saúde comuns no contexto da vida dos alunos e da comunidade.

EDUCAR  

Intervir na comunidade

 

Promovendo a educação pelo combate ao estigma junto dos mais jovens e da comunidade, influenciando as suas atitudes no futuro.

 

Explicando e mostrando à comunidade escolar e familiar a importância que o conhecimento pode ter no futuro.

ENVOLVER 

Contribuir para um compromisso:

 

Levando crianças, jovens e as famílias a defender e apoiar a integração social das pessoas portadoras de doenças raras e/ou deficiência.

 

Mobilizando o público-alvo para procurar mais informação sobre a temática em causa.

 

Desenvolvendo competências para a equidade, a justiça social e o desenvolvimento cívico. 

O projeto em detalhe

Destinatários: crianças e os jovens do pré-escolar, 1.º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário.

Método: Distribuição junto das escolas de materiais informativos e didáticos que ensinem as crianças e os jovens a compreender e lidar com as doenças raras, a não discriminar pessoas com doenças raras e/ou com deficiência e a aprender a fazer a integração das diferenças no seu dia-a-dia.

Duração: As atividades foram desenhadas para ter uma duração máxima de uma hora e meia em sala de aula. A implementação pode ser dividida entre mais de uma aula ou várias disciplinas.

lápis de cor

 

Quem implementa: O professor, professora, educador ou educadora, com base nos materiais recebidos, depois de participar numa sessão de esclarecimentos/formação remota (duração 30min-1h).

 

O kit Informar sem dramatizar para uma turma é constituído por:

GUIÃO PARA DOCENTE
APRESENTAÇÃO POWER POINT PARA PROFESSOR/PROFESSORA | LIVRO PARA EDUCADORA/EDUCADOR
X MATERIAIS, CONSOANTE O NÚMERO DE ALUNOS/ALUNAS

Objetivos específicos por ciclo de ensino

Pré-escolar

DOS AOS 6

 

Despertar a curiosidade para a existência de doenças raras. Passar conceitos básicos de forma simples e lúdica.

1º Ciclo

DOS 6 AOS 10

 

Chamar a atenção das crianças para as doenças raras através de outros problemas de saúde que, por serem mais conhecidos e comuns, lhes sejam familiares.

2º Ciclo

DOS 10 AOS 13

 

Chamar a atenção para as doenças raras através de uma atividade dinâmica e fazer com que as crianças pensem sobre o assunto e retenham alguns conceitos.

3º Ciclo

DOS 12 AOS 16

 

Além de chamar a atenção para as doenças raras, pretende-se passar mais conceitos de cidadania e incutir um espírito de responsabilidade no apoio à luta destes doentes.

Ensino Secundário

DOS 15 AOS 18

 

Além de chamar a atenção para as doenças raras e de incutir um espírito de responsabilidade cívica e social junto dos jovens, apelar à sua criatividade e imaginação.

Inscrições:

Para inscrever a sua turma, escola ou agrupamento, preencha por favor o formulário de inscrição. 

Encontram-se abertas as inscrições para:

  • escolas/turmas de Pré-escolar que queiram integrar o piloto para os 3-5 anos
  • escolas/turmas de 1º Ciclo que queiram implementar o projeto
  • escolas/turmas de 2º Ciclo que queiram integrar o piloto para o 5º e 6º anos
  • escolas/turmas de 3º Ciclo que queiram integrar o piloto para o 7º, 8º e 9º anos
  • escolas/turmas Secundário para serem contactados assim que haja data prevista para 10º, 11º e 12º anos

 

Contactos:

Para o esclarecimento de dúvidas ou falar com a equipa do projeto, envie email para isd.rdportugal@gmail.com.

lionhas que parecem sorrisos, coloridas

Implementação

Dezembro 2021

 

Piloto 1º Ciclo

10 escolas
7 localidades
48 turmas
839 alunos
 

Pré-Piloto 2º e 3º Ciclos

1 escola
13 turmas
266 alunos
 
 
 

Fevereiro-Abril 2022

 

Piloto Pré-Escolar 

13 escolas
28 turmas
564 alunos

 

Alargamento 1º Ciclo

10 escolas
40 turmas
710 alunos
 

Piloto 2º Ciclo

6 escolas
29 turmas
585 alunos
 

Piloto 3º Ciclo

dados em breve
  
 

2022/2023

 

Alargamento 1º Ciclo

dados em breve


Piloto Pré-Escolar 

dados em breve
 

Piloto 2º Ciclo

dados em breve

Piloto 3º Ciclo

dados em breve

Piloto Ensino Secundário

dados em breve
  
As escolas encontram-se refletidas no mapa.
 Escolas Aderentes por distrito ou Região Autónoma

(escolas que já implementaram o projeto ou em que a sessão de esclarecimentos já foi realizada)

mapa_escolas
 Açores
  • Cooperativa de Ensino “A Colmeia“- Ponta Delgada 
Coimbra
  • EB1 de Sargento Mor – Coimbra 
Beja
  • Escola Básica de Santiago Maior“- Beja 
 
Braga
  • Eb das Parretas – Braga

Faro

  • Colégio Oficina Divertida – Faro 
    EB1/JI Major David Neto – Portimão 
  • E B 2,3 Prof. José Buisel – Portimão
Leiria
  • EB de Alvorninha – Caldas da Rainha 
 
Lisboa
  • Associação Pró-Infância Santo António de Lisboa – Lisboa ♦
  • Casa Pia de Lisboa – Lisboa
  • Centro paroquial de Alfragide – Alfragide, Amadora ♦ 
  • Colégio D. Luísa Sigea – Estoril, Cascais 
  • Colégio Helen Keller – Lisboa 
  • Colégio Srª da Boa Nova – Estoril, Cascais 
  • Conquinha 2 – Torres Vedras 
  • Creche e JI de Alfragide – Alfragide, Amadora 
  • EB A dos Cunhados – A-dos-Cunhados, Torres Vedras
  • EB Ponte do Rol – Ponte do Rol, Torres Vedras
  • EB1/JI Rainha Santa Isabel – Lisboa  
  • EB1 São João do Estoril – São João do Estoril, Cascais
  • Escola Básica e Secundária de Alvide – Alvide, Cascais
  • Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo – Cascais
  • Escola Básica Eurico Gonçalves – Lisboa 
  • Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo – Estoril, Cascais 
  • Escola Básica Manuel Beça Múrias – Oeiras ♦
  • Escola Básica Pedro de Santarém – Lisboa
  • Escola Internacional de Torres Vedras – Torres Vedras ♦
  • Escola Luís Madureira – Amadora 
  • Escola Secundária do Lumiar – Lisboa
  • Externato São Miguel Arcanjo – Lisboa ♦
  • Jardim de Infância do Sarge – Sarge, Torres Vedras ♦
  • JI de Ribeira de Pedrulhos – Ribeira de Pedrulhos, Torres Vedras ♦
  • JI do Ameal – Ameal, Torres Vedras 
  • JI do Lumiar – Lisboa ♦
Madeira
  • EB1/ PE Visconde Cacongo – Funchal ♦
  • Escola Básica e Secundária /PE da Calheta – Fajã da Ovelha 
  • Externato São Francisco de Sales – Prazeres, Calheta 
Setúbal
  • Colégio “O Pátio das Andorinhas” – Charneca da Caparica, Almada
  • Escola 2º e 3º ciclo de Álvaro Velho – Lavradio, Barreiro
  • Escola dos Fidalguinhos – Lavradio, Barreiro
  • Escola Maria Rosa Colaço – Feijó, Almada ♦
  • Escola nº 2 do Lavradio – Lavradio, Barreiro
  • Externato Frei Luís de Sousa – Almada 
 Alguns resultados (dezembro de 2021)
Inquérito satisfação turmas dez'2021
Inquérito satisfação docentes dez'2021
Inquérito satisfação encarregados de educação dez'2021

O Informar sem Dramatizar nos Media

lápis de cor encostados
lápis de cor encostados
lápis de cor encostados

Notícias:

 
A RD-Portugal alerta para a necessidade de se desconstruir mitos, ampliando o conhecimento que existe sobre as Doenças Raras
In Saúde e Bem-Estar Online | 27-02-2022

Desmistificar as Doenças Raras: Informar sem Dramatizar, mais do que um projeto, um programa
In Saúde e Bem-Estar Online | 27-02-2022

 

 
Projeto piloto sobre doenças raras quer chegar a todas as escolas do país – entrevista a Paulo Gonçalves
 
Projeto para desconstruir mitos nas escolas
In Prevenir | 01-01-2022
 
Doenças raras em Portugal: “É relativamente fácil perceber como os mitos profileram”
 
Iniciativa para “combater a falta de conhecimento sobre doenças raras”
 
Alvorninha: Escola acolhe projeto ´Informar sem Dramatizar´
 
Informar sem dramatizar sobre as doenças raras
In Diário de Coimbra – Saúde Jornal | 14-12-2021
 
Projeto ´Informar sem Dramatizar´ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
 
“Informar sem Dramatizar” quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
 
Projeto ´Informar sem Dramatizar´ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
 
Projeto “Informar sem Dramatizar” quer chegar a todas as escolas
 
Projeto quer chegar a todas as escolas do país para sensibilizar para as doenças raras
 
Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos sobre as doenças raras
HealthNews Online | 07/12/2021
 
Projeto ´Informar sem Dramatizar´ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos sobre as doenças raras
In Comunidade de Saúde PortalEnf Online | 07-12-2021
 

Entrevistas: 

  
Literacia sobre Doenças Raras – Comentário de Paulo Gonçalves, Presidente da União de Associação Doenças Raras
Projeto “Informar Sem Dramatizar” – Entrevista ao Porto Canal
Projeto piloto ´Informar sem Dramatizar´ arranca em duas escolas da Madeira
In JM Online | 06-12-2021
 
Projeto ´Informar sem Dramatizar´ quer chegar a todas as escolas do país
In Miúdos & Graúdos Online | 06-12-2021
 

Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas para sensibilizar sobre as doenças raras
Notícias Saúde | 06/12/2021

Projeto piloto ´Informar sem Dramatizar´ arranca em duas escolas da Madeira
In Rádio Santana FM Online | 06-12-2021

Projeto ´Informar sem Dramatizar´ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
Atlas da Saúde Online | 06/12/2021

 
Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
Medjournal Online | 06/12/2021
 

Projeto “Informar sem dramatizar” promete tirar todas as dúvidas sobre doenças raras

Vital Health Online | 06/12/2021

Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
Lux Woman Online | 06/12/2021

Informar sem Dramatizar: levar as doenças raras às escolas
Pumpkin Online | 06/12/2021

Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
Netfarma Online | 06/12/2021

Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos e sensibilização sobre as doenças raras
Viver Saudável Online | 06/12/2021

Projeto “Informar sem Dramatizar” na RTP1

In RTP1 – Portugal em Direto | 20-12-2021

Programa E=MC² – Iniciativa para “combater a falta de conhecimento sobre doenças raras”

Créditos

– Autoria de todos os materiais e do conceito: RD-Portugal
– Design do livro e restantes materiais do Pré-escolar: Inês Sabino Gaspar
– Ilustração do livro do Pré-Escolar: Cristina Coelho
– Design materiais do 1.º ciclo: Inês Sabino Gaspar
– Design materiais do 2.º Ciclo: Cognipharma
– Design materiais do 3.º ciclo: Inês Sabino Gaspar
– Ícons, infografias, ilustrações e imagens dos materiais: Freepik, Unsplash, Pexels, Flaticon, ShuterStock, Adobe Stock, Mentimeter, La Repubblica, entidades que iluminaram edifícios em 2018 e 2022 e originais RD-Portugal
linhas coloridas como sorrisos

AGRADECIMENTOS

A RD-Portugal agradece o apoio das seguintes entidades e empresas ao Projeto Informar sem Dramatizar:

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